Cuiabá (MT), quarta, 20 de agosto de 2014
Turma do Epa
Quarta, 15 de maio de 2013, 19h39
Chapeu SEM INVESTIMENTO

Escolas estaduais e as precariedades no espaço físico

Estabelecimentos de ensino do Estado recebem equipamentos de ar condicionado mas não podem instalar os aparelho devido a fragilidade ou falta da rede elétrica nas unidades de ensino.
Fernanda Leite  / Cuiabá - MT

Os trabalhadores da Educação de Mato Grosso, em ato público realizado nesta quarta-feira (15/05) na Praça Alencastro em Cuiabá, mostraram como estão as condições das escolas públicas de todo o Estado: uma verdadeira calamidade pública.

Das 729 unidades escolares, foram apresentados por meio de exposição fotográfica os problemas registrados em 50 escolas estaduais de vários municípios. Os representantes da educação de cada região relataram que os problemas na estrutura física das unidades educacionais são praticamente os mesmos e predominam entre eles as deficiências nas redes elétrica e hidráulica, além da falta de manutenção.

Gestão Maggi

Os educadores apontaram que a maioria dos problemas estruturais surgiu nas reformas efetuadas na gestão do ex-governador Blairo Maggi (PR).

O diretor da Escola Estadual Padre Arlindo, do município de Campo Novo dos Parecis, professor Cezar Augusto Guedes, relatou que na escola que administra,  a última reforma foi feita no ano de 2003. Segundo ele, a rede elétrica não comporta atualmente as necessidades da instituição escolar devido à espessura dos fios que não suportam mais carga.

“Desde a gestão do Maggi até hoje, não há reformas, somente maquiagem. Não dá para usar nem ventiladores nas salas de aula imaginem ar condicionado”, reclamou. Por falta de capacidade da rede elétrica o docente disse que em menos de um ano 13 ventiladores foram danificados na escola que administra.

Em Cuiabá, uma das unidades citadas com problemas estruturais é a  Escola Estadual Leovegildo de Melo, no CPA III. O estabelecimento dispõe de 6 aparelhos de ar condicionado que não podem ser ligados pelos riscos que poderá provocar na rede elétrica.

Em Cáceres, o representante da sub-sede do Sintep, Orlando Cavalcante, aponta que as escolas são usadas para interesses eleitorais. “Alguns políticos mandam fazer uma pintura ou um puxadinho e pronto. Dá a impressão que as escolas estão em boa conservação, mas o tempo  acaba mostrando que não”, observou ele.

O professor denunciou ainda, princípios de incêndio e até ocorrências de maiores proporções ocasionadas por problemas na rede elétrica. “As paredes estão mofadas e várias escolas já foram queimadas em Cáceres por curtos nas instalações elétricas”, criticou Orlando.

Em Barra do Garças a denuncia se refere ao recebimento de tablets na Escola Maria Nazareth. A unidade escolar está inclusa no programa do Governo Federal "Um Computador por Aluno", porém não pode utilizar os aparelhos por falta de tomadas de energia elétrica. Os equipamentos continuam empacotados e  envelhecendo sem condições de uso.

Sintep protocola denúncia

Paralelo a manifestação na praça, os representantes do Sintep/MT protocolaram em cinco órgãos públicos um dossiê com 264 páginas ilustrado com fotografias e descrição dos problemas registrados nos estabelecimentos educacionais. 

 Receberam o documento com a denúncia: Ministério Público Estadual (MPE), Gabinete do Governador, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Secretaria de Estado da Educação  (Seduc) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Os trabalhadores da Educação de Mato Grosso institucionalizaram o dia 15 de maio como uma data em que se manifestarão em prol do ensino público de qualidade. A manifestação teve início neste ano de 2013 e se depender da iniciativa do Governo Estadual em promover as reformas nas escolas, o protesto seguira por muitos anos.


 leia também
Terça, 19 de agosto de 2014
13:03
Chapeu SUCESSÃO
Estúdio ou ringue?
Bonner e Patrícia exageraram na agressividade e nas interrupções a todos os candidatos. Pareciam à beira de um ataque de nervos com Dilma. Estúdio de entrevistas é ringue para disputas verbais?
Segunda, 18 de agosto de 2014
07:39
Chapeu anestesia
Anestesia: Verdades e Mitos
A anestesia, um procedimento comum em qualquer unidade hospitalar é alvo de uma série de mitos.
Sábado, 16 de agosto de 2014
13:32
Chapeu SUCESSÃO PRESIDENCIAL
Campanha: em compasso de espera
O "establishment", adoradores do "Deus Mercado", não gostam de intervenções do Estado em "negócios privados".
Sexta, 15 de agosto de 2014
07:39
Chapeu ELEIÇÕES 2014
A rejeição de Silval
A boataria de que Ludio poderia estar se "descolando" de Silval com receio de ter a imagem prejudicada fará mais mal do que bem. Em Mato Grosso o governo sempre ajudou performance de candidatos.
Quinta, 14 de agosto de 2014
08:10
Chapeu SUCESSÃO PRESIDENCIAL
Uma trajetória interrompida
Eduardo Campos não teve o desempenho esperado na entrevista do Jornal Nacional mas melhorou na Globo News. Foram últimas aparições televisivas.
Quarta, 13 de agosto de 2014
08:08
Chapeu SANEAMENTO
CAB tem poucas reclamações com fundamento
Concessionária qualifica "reclamações" para separar consultas ou atendimentos preliminares de possíveis falhas de serviço.
08:05
Chapeu "MURISMO"
Maggi e a falta de "atitude"
Quem pensava que o "murismo" - aquela situação em que alguém não é uma coisa nem outra - fosse uma invenção exclusivamente "tucana" comete um equívoco.
Terça, 12 de agosto de 2014
08:03
Chapeu  TEMPERATURA
Horário eleitoral aquece campanha
As mazelas estão aí para serem expostas agora e esquecidas depois. Nada de novo debaixo do Equador.
Segunda, 11 de agosto de 2014
07:43
Chapeu  QUE ORDEM?
Julier obtem registro
OAB procurou impedir registro de ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva que busca instalar banca de advocacia.
07:35
Chapeu  ELEIÇÕES 2014
Taques vai insistir na estratégia jurídica
Grupo ligado à intimidade da coligação "Coragem e Atitude para Mudar" garante que senador Taques vai se valer de todos os meios para impedir registro no TSE. Com Riva fora da disputa "campanha" acaba num só turno.

+ ver todas as matérias
Eparre

 Uma ideia nova


Marqueteiros estão de plantão à espera de um novo escândalo. Interessante seria se estivessem atrás de uma ideia nova.

 Repetições


Biografias bem recheadas e uma espécie de apalpadela em ritmo de anamnese. Esta, por enquanto, é a campanha no Rádio e TV.

 Ararath


Interessante saber - segundo José Riva - que Taques e a esposa também figuraram na Operação Ararath. Apenas uma curiosidade: procuravam o quê?

 Semelhanças e diferenças


Semelhança entre todos os candidatos: só quem não pode não usa Caixa 2. Diferença: ninguém, até hoje, pode dizer que alguém não usou, nem que seja num simples lanche entre equipes de trabalho.

 Farisaismo


Teremos doses cavalares de farisaismo no horário eleitoral. E mais: solução para todos os problemas como se isso fosse possível.

Eparre

Terça, 19 de agosto de 2014
Plinio
Eita coluna bonita. Também acho. Mas você não é da mídia?

Domingo, 17 de agosto de 2014
Joacir
Acho que a análise do EPA está bem certinha. Marina tem mais carisma e já se apresentou em eleição presidencial. Aécio é o que mais vai perder votos. Provavelmente não vá ao segundo turno mas em compensação poderemos ter outra mulher na presidência e desta vez, lunática, messiânica e performática com recheio de tripa na cabeça.Ah! Guilherme Leal (Natural, Pedro Moreira Sales e Roberto Setúbal vai tripular o mandato presidencial. Ou, pelo menos, pensam que vão. Chegando lá a Marina dá uma banana pra cada um e vai fazer o que lhe der na cabeça.

Domingo, 17 de agosto de 2014
Célio Amaral
Tudo bem que o Eduardo Campos merece. Acho, no entanto, que o prefeito foi um pouco precipitado em indicar a Marina. Ela vai conseguir travar o país se for eleita. Deus me livre. Pastor Everaldo nela.

Quinta, 14 de agosto de 2014
Lucio Arruda
Sabe o que gosto no EPA? A ousadia de quem não poupa o óbvio nem se submete a figuraças. O Maggi está fazendo tudo certinho. Quando convier volta ao proscênio. Se não quiser a empresa já é grande o suficiente.

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 HUMOR
Dentadura cai da boca de apresentador de Tv ao vivo
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados