Cuiabá (MT), sexta, 29 de maio de 2015
Turma do Epa
Quarta, 15 de maio de 2013, 19h39
Chapeu SEM INVESTIMENTO

Escolas estaduais e as precariedades no espaço físico

Estabelecimentos de ensino do Estado recebem equipamentos de ar condicionado mas não podem instalar os aparelho devido a fragilidade ou falta da rede elétrica nas unidades de ensino.
Fernanda Leite  / Cuiabá - MT

Os trabalhadores da Educação de Mato Grosso, em ato público realizado nesta quarta-feira (15/05) na Praça Alencastro em Cuiabá, mostraram como estão as condições das escolas públicas de todo o Estado: uma verdadeira calamidade pública.

Das 729 unidades escolares, foram apresentados por meio de exposição fotográfica os problemas registrados em 50 escolas estaduais de vários municípios. Os representantes da educação de cada região relataram que os problemas na estrutura física das unidades educacionais são praticamente os mesmos e predominam entre eles as deficiências nas redes elétrica e hidráulica, além da falta de manutenção.

Gestão Maggi

Os educadores apontaram que a maioria dos problemas estruturais surgiu nas reformas efetuadas na gestão do ex-governador Blairo Maggi (PR).

O diretor da Escola Estadual Padre Arlindo, do município de Campo Novo dos Parecis, professor Cezar Augusto Guedes, relatou que na escola que administra,  a última reforma foi feita no ano de 2003. Segundo ele, a rede elétrica não comporta atualmente as necessidades da instituição escolar devido à espessura dos fios que não suportam mais carga.

“Desde a gestão do Maggi até hoje, não há reformas, somente maquiagem. Não dá para usar nem ventiladores nas salas de aula imaginem ar condicionado”, reclamou. Por falta de capacidade da rede elétrica o docente disse que em menos de um ano 13 ventiladores foram danificados na escola que administra.

Em Cuiabá, uma das unidades citadas com problemas estruturais é a  Escola Estadual Leovegildo de Melo, no CPA III. O estabelecimento dispõe de 6 aparelhos de ar condicionado que não podem ser ligados pelos riscos que poderá provocar na rede elétrica.

Em Cáceres, o representante da sub-sede do Sintep, Orlando Cavalcante, aponta que as escolas são usadas para interesses eleitorais. “Alguns políticos mandam fazer uma pintura ou um puxadinho e pronto. Dá a impressão que as escolas estão em boa conservação, mas o tempo  acaba mostrando que não”, observou ele.

O professor denunciou ainda, princípios de incêndio e até ocorrências de maiores proporções ocasionadas por problemas na rede elétrica. “As paredes estão mofadas e várias escolas já foram queimadas em Cáceres por curtos nas instalações elétricas”, criticou Orlando.

Em Barra do Garças a denuncia se refere ao recebimento de tablets na Escola Maria Nazareth. A unidade escolar está inclusa no programa do Governo Federal "Um Computador por Aluno", porém não pode utilizar os aparelhos por falta de tomadas de energia elétrica. Os equipamentos continuam empacotados e  envelhecendo sem condições de uso.

Sintep protocola denúncia

Paralelo a manifestação na praça, os representantes do Sintep/MT protocolaram em cinco órgãos públicos um dossiê com 264 páginas ilustrado com fotografias e descrição dos problemas registrados nos estabelecimentos educacionais. 

 Receberam o documento com a denúncia: Ministério Público Estadual (MPE), Gabinete do Governador, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Secretaria de Estado da Educação  (Seduc) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Os trabalhadores da Educação de Mato Grosso institucionalizaram o dia 15 de maio como uma data em que se manifestarão em prol do ensino público de qualidade. A manifestação teve início neste ano de 2013 e se depender da iniciativa do Governo Estadual em promover as reformas nas escolas, o protesto seguira por muitos anos.


 leia também
Sexta, 29 de maio de 2015
07:40
Chapeu reforma política
Câmara aprova regra que limita acesso ao Fundo Partidário
A medida estabelece que só terão acesso aos recursos do Fundo Partidário e ao tempo de rádio e televisão os partidos que tiverem pelo menos um candidato à Câmara Federal e um parlamentar eleito para a Câmara ou para o Senado.
07:15
Chapeu corrupção
Polícia Federal abrirá inquérito para investigar corrupção no futebol brasileiro
A Polícia Federal (PF) vai abrir inquérito para saber se o esquema de corrupção na Federação Internacional de Futebol (Fifa), investigado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, tem ramificação no Brasil.
Quinta, 28 de maio de 2015
07:45
Chapeu política
Câmara aprova o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito
O plenário da Câmara aprovou há pouco por 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção, odispositivo aprovado acaba com a releição para os cargos executivos.
Quarta, 27 de maio de 2015
08:29
Chapeu economia
Bancos seguem Caixa e aumentam juros de financiamentos imobiliários
Depois de a Caixa Econômica Federal reajustar os juros dos financiamentos imobiliários, as demais instituições financeiras também subiram as taxas.
08:27
Chapeu política
Senado aprova MP que muda regras de acesso ao seguro-desemprego e abono salarial
O plenário do Senado aprovou, sem alterações em relação ao texto da Câmara, a Medida Provisória (MP) 665, que altera as regras para acesso do trabalhador ao seguro-desemprego, ao seguro-defeso e ao abono salarial.
Terça, 26 de maio de 2015
13:34
Chapeu reforma política
Cunha diz que resultado da votação da reforma política é imprevisível
Cunha informou que a votação da reforma será por proposta de emenda à Constituição (PEC) e os temas que forem aprovados passarão a fazer parte do texto da Constituição.
07:35
Chapeu política
Semana de votações no Senado começa com apreciação de MPs do ajuste fiscal
A semana parlamentar que começa, terá votações relevantes no Senado.
Segunda, 25 de maio de 2015
08:42
Chapeu política
Em entrevista, Dilma diz que não há "base real" para impeachment
A presidenta Dilma Rousseff disse que não teme o impeachment por entender que não há ?base real? para um eventual processo. Dilma afirmou, ainda, considerar que o assunto tem caráter de luta política contra seu governo.
08:35
Chapeu pela internet
Começam hoje inscrições para o Enem
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (25), exclusivamente pela internet, no site do Enem.
Domingo, 24 de maio de 2015
18:02
Chapeu Enem
Candidato deve ter endereço de e-mail próprio para se inscrever no Enem
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam amanhã (25).

+ ver todas as matérias
Eparre

 Reforma Política


A Reforma Política desandou na Câmara dos Deputados. Por falta de respeito ao voto do relator que sequer foi discutido, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), de forma ditatorial, decidiu colocar a matéria em votação sem outras preocupações.

 Financiamento público ou privado


O Plenário deverá decidir pelo financiamento público ou privado. Se privado, as empresas continuarão a fazer contribuições como sempre fizeram e manterem o lobby em funcionamento. Será mais do mesmo.

 Financiamento público e privado


Dá na mesma caso as empresas possam contribuir. Uma ou outra liderança poderá chegar à Câmara dos Deputados sem "comprar o mandato".

 Despachantes de luxo


Conforme a Reforma teremos deputados que nada mais serão do que despachantes de luxo e a serviço de interesses de grupo ou grupos empresariais. Não muda nada e pode ficar pior do que já é.

 Engessamento


Qualquer tipo de Reforma está engessada pelos interesses dos próprios parlamentares. Fica a pergunta: como vão contra o formato que os elegeu e garante mandatos longevos por reeleições seguidas fazendo da representação popular um tipo de profissão.

Eparre

Sexta, 22 de maio de 2015
Demerval Soares
Genial a coluna de vcs. Curioso como vcs tb foram "criativos" para falar das infrações penais. Apropriar-se do dinheiro publico é "confusão"?

Sexta, 22 de maio de 2015
Leonil
Acho que vcs poderiam informar mais sobre a Ararath. Tenho certeza que o site está escondendo informações. Não pode ser só isso. Éder tem que se defender e nem tudo que fala é verdade. Tá tentando tirar o dele da reta.

Terça, 12 de maio de 2015
Amaral
Quero cumprimentar o site pelas matérias sobre o FIES e a crise do financiamento estudantil. São matérias muito boas e oportunas. Deixem a maracutaia dos políticos porque isso é o que não falta. Agora precisa ajudar a moçadinha. Parabéns.

Terça, 12 de maio de 2015
José Luiz
Gosto muito da turma do epa. É um site sem medo e sem papa na língua. Tá todo mundo rendendo homenagem a regaçando as cuecas pro Taques mas aqui as concessões do moralista aparecem.

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
Bandidos tentam roubar caminhão no estilo Velozes e Furiosos na Romenia
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados