Cuiabá (MT), sábado, 13 de fevereiro de 2016
Turma do Epa
Quarta, 15 de maio de 2013, 19h39
Chapeu SEM INVESTIMENTO

Escolas estaduais e as precariedades no espaço físico

Estabelecimentos de ensino do Estado recebem equipamentos de ar condicionado mas não podem instalar os aparelho devido a fragilidade ou falta da rede elétrica nas unidades de ensino.
Fernanda Leite  / Cuiabá - MT

Os trabalhadores da Educação de Mato Grosso, em ato público realizado nesta quarta-feira (15/05) na Praça Alencastro em Cuiabá, mostraram como estão as condições das escolas públicas de todo o Estado: uma verdadeira calamidade pública.

Das 729 unidades escolares, foram apresentados por meio de exposição fotográfica os problemas registrados em 50 escolas estaduais de vários municípios. Os representantes da educação de cada região relataram que os problemas na estrutura física das unidades educacionais são praticamente os mesmos e predominam entre eles as deficiências nas redes elétrica e hidráulica, além da falta de manutenção.

Gestão Maggi

Os educadores apontaram que a maioria dos problemas estruturais surgiu nas reformas efetuadas na gestão do ex-governador Blairo Maggi (PR).

O diretor da Escola Estadual Padre Arlindo, do município de Campo Novo dos Parecis, professor Cezar Augusto Guedes, relatou que na escola que administra,  a última reforma foi feita no ano de 2003. Segundo ele, a rede elétrica não comporta atualmente as necessidades da instituição escolar devido à espessura dos fios que não suportam mais carga.

“Desde a gestão do Maggi até hoje, não há reformas, somente maquiagem. Não dá para usar nem ventiladores nas salas de aula imaginem ar condicionado”, reclamou. Por falta de capacidade da rede elétrica o docente disse que em menos de um ano 13 ventiladores foram danificados na escola que administra.

Em Cuiabá, uma das unidades citadas com problemas estruturais é a  Escola Estadual Leovegildo de Melo, no CPA III. O estabelecimento dispõe de 6 aparelhos de ar condicionado que não podem ser ligados pelos riscos que poderá provocar na rede elétrica.

Em Cáceres, o representante da sub-sede do Sintep, Orlando Cavalcante, aponta que as escolas são usadas para interesses eleitorais. “Alguns políticos mandam fazer uma pintura ou um puxadinho e pronto. Dá a impressão que as escolas estão em boa conservação, mas o tempo  acaba mostrando que não”, observou ele.

O professor denunciou ainda, princípios de incêndio e até ocorrências de maiores proporções ocasionadas por problemas na rede elétrica. “As paredes estão mofadas e várias escolas já foram queimadas em Cáceres por curtos nas instalações elétricas”, criticou Orlando.

Em Barra do Garças a denuncia se refere ao recebimento de tablets na Escola Maria Nazareth. A unidade escolar está inclusa no programa do Governo Federal "Um Computador por Aluno", porém não pode utilizar os aparelhos por falta de tomadas de energia elétrica. Os equipamentos continuam empacotados e  envelhecendo sem condições de uso.

Sintep protocola denúncia

Paralelo a manifestação na praça, os representantes do Sintep/MT protocolaram em cinco órgãos públicos um dossiê com 264 páginas ilustrado com fotografias e descrição dos problemas registrados nos estabelecimentos educacionais. 

 Receberam o documento com a denúncia: Ministério Público Estadual (MPE), Gabinete do Governador, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Secretaria de Estado da Educação  (Seduc) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Os trabalhadores da Educação de Mato Grosso institucionalizaram o dia 15 de maio como uma data em que se manifestarão em prol do ensino público de qualidade. A manifestação teve início neste ano de 2013 e se depender da iniciativa do Governo Estadual em promover as reformas nas escolas, o protesto seguira por muitos anos.


 leia também
Sexta, 12 de fevereiro de 2016
12:37
Chapeu Aedes aegypti
Casos de dengue sobem 48% em janeiro
De 3 a 23 de janeiro deste ano foram registrados 73.872 casos prováveis de dengue em todo o Brasil. No mesmo período do ano passado, o número de casos prováveis foi 49.857.
Quarta, 10 de fevereiro de 2016
22:41
Chapeu saúde
Hospitais Regionais de Colíder e Sinop parados novamente
Sem receber os salários há 2 meses os servidores da saúde do Hospital Regional de Colíder e também de Sinop cruzaram os braços
22:38
Chapeu EXCESSO DE PRAZO
TJ nega HC e Silval continua preso.
Depois de julgamento de mérito, Câmara Criminal mantém prisão de ex-governador.
10:47
Chapeu Saúde
Cientistas dos Estados Unidos e do Brasil se unem para combater avanço do Zika
Os Estados Unidos estão ampliando uma agenda positiva de colaboração com entidades científicas brasileiras com o objetivo de combater o avanço do vírus Zika em todo o mundo
Terça, 09 de fevereiro de 2016
20:49
Chapeu telefone popular
Número de linhas de telefone popular aumenta no país
Apesar da queda do número de linhas de telefones fixos registrada em 2015, os usuários de telefone popular continuam crescendo no país.
Domingo, 07 de fevereiro de 2016
11:44
Chapeu zika virus
Mesmo com o Zika, grávidas caem na folia em blocos do Rio
As as recomendações da Fundação Oswaldo Cruz são para que gestantes evitem aglomerações e se protegessem do vírus da Zika
Sexta, 05 de fevereiro de 2016
13:12
Chapeu INCENTIVOS FISCAIS
Impostos: uma relação perigosa.
Nininho quer expulsar Friboi. Incentivos fiscais levam à prisão.
13:07
Chapeu zika
Fiocruz confirma presença do vírus zika em amostras de saliva e urina
A Fiocruz constatou a presença do vírus Zika, com potencial de provocar infecção, em amostras de saliva e de urina.
Quinta, 04 de fevereiro de 2016
13:48
Chapeu Economia
Produção e venda de veículos caem em janeiro, diz Anfavea
A produção de veículos automotores caiu 29,3% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores
13:42
Chapeu CUSTOS
TCE "cassa" empresas de informática
Adequação a Plano Estratégico reavaliado fazem TCE cortar gastos com informática. Até agora R$ 85 milhões por ano.

+ ver todas as matérias
Eparre

 Combate ao Zika


Lucimar Campos, prefeita de Várzea Grande, abrirá hoje (11) no Clube Dellanes, na rua Salim Nadaf, em Várzea Grande, a campanha para combate ao aedes aegypti, vetor da dengue, chicungunha, zika e febre amarela.

 Exceção vira regra


A Justiça, antes tida por benemerente, mudou para o extremo oposto. A Lava Jato, que mantém prisões preventivas que são, em verdade, prisões provisórias sem sentenças sob beneplácito das cortes superiores, faz tábula rasa da presunção da inocência, afora outros procedimentos ultrapassados sem maiores escrúpulos.

 Artifícios


Para manter um réu preso valem artifícios que mereceriam correção de órgãos superiores. Até a validação de provas obtidas de forma irregular se transformam em "chicanices e fábrica de nulidades".

 Ofensa à defesa


O amplo direito de defesa só é "amplo" na teoria. Na prática isso acabou há bom tempo. O célebre "in dubio pro reo", indiscutível conquista civilizatória, vem sendo progressivamente abandonado. Agora - por incrível que possa parecer - a defesa pode ser achincalhada em autos de processo, com direito às boas vindas de uma mídia capacha e servil.

 Privilégios


Quem supunha que o salário de Ministro do Supremo Tribunal Federal balizasse os vencimentos das carreiras ligadas à magistratura cometeu um ledo engano. Em Mato Grosso, ao menos, tal não parece. Há vencimentos que beiram os R$ 291.000,00 sob a rubrica de salários mais "eventuais" que não explicitam o que é "eventual" nos respectivos portais de Transparência.

Eparre

Quinta, 04 de fevereiro de 2016
Jocimar Arantes
O Taques é indio bom e consegue por o pé em duas canoas.

Quinta, 04 de fevereiro de 2016
K.W.
Acho esquisita essa postura do Taques enquanto chefe do Executivo. Explico. A disputa política acontece, geralmente, nos Parlamentos e no Congresso. Entre os que executam o buraco é mais embaixo.

Sexta, 29 de janeiro de 2016
Alfredo Marques
Festança do nada? kkkk!!!

Sexta, 29 de janeiro de 2016
Edson
Fiquei imaginando a cacicada do PSDB bicando as penas de alegria. Gostei muito do texto. Dante deve estar se divertindo com a transformação do Taques.

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 HUMOR
Método de sedução muito bem elaborado!!
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados