Cuiabá (MT), quarta, 17 de setembro de 2014
Turma do Epa
Quarta, 15 de maio de 2013, 19h39
Chapeu SEM INVESTIMENTO

Escolas estaduais e as precariedades no espaço físico

Estabelecimentos de ensino do Estado recebem equipamentos de ar condicionado mas não podem instalar os aparelho devido a fragilidade ou falta da rede elétrica nas unidades de ensino.
Fernanda Leite  / Cuiabá - MT

Os trabalhadores da Educação de Mato Grosso, em ato público realizado nesta quarta-feira (15/05) na Praça Alencastro em Cuiabá, mostraram como estão as condições das escolas públicas de todo o Estado: uma verdadeira calamidade pública.

Das 729 unidades escolares, foram apresentados por meio de exposição fotográfica os problemas registrados em 50 escolas estaduais de vários municípios. Os representantes da educação de cada região relataram que os problemas na estrutura física das unidades educacionais são praticamente os mesmos e predominam entre eles as deficiências nas redes elétrica e hidráulica, além da falta de manutenção.

Gestão Maggi

Os educadores apontaram que a maioria dos problemas estruturais surgiu nas reformas efetuadas na gestão do ex-governador Blairo Maggi (PR).

O diretor da Escola Estadual Padre Arlindo, do município de Campo Novo dos Parecis, professor Cezar Augusto Guedes, relatou que na escola que administra,  a última reforma foi feita no ano de 2003. Segundo ele, a rede elétrica não comporta atualmente as necessidades da instituição escolar devido à espessura dos fios que não suportam mais carga.

“Desde a gestão do Maggi até hoje, não há reformas, somente maquiagem. Não dá para usar nem ventiladores nas salas de aula imaginem ar condicionado”, reclamou. Por falta de capacidade da rede elétrica o docente disse que em menos de um ano 13 ventiladores foram danificados na escola que administra.

Em Cuiabá, uma das unidades citadas com problemas estruturais é a  Escola Estadual Leovegildo de Melo, no CPA III. O estabelecimento dispõe de 6 aparelhos de ar condicionado que não podem ser ligados pelos riscos que poderá provocar na rede elétrica.

Em Cáceres, o representante da sub-sede do Sintep, Orlando Cavalcante, aponta que as escolas são usadas para interesses eleitorais. “Alguns políticos mandam fazer uma pintura ou um puxadinho e pronto. Dá a impressão que as escolas estão em boa conservação, mas o tempo  acaba mostrando que não”, observou ele.

O professor denunciou ainda, princípios de incêndio e até ocorrências de maiores proporções ocasionadas por problemas na rede elétrica. “As paredes estão mofadas e várias escolas já foram queimadas em Cáceres por curtos nas instalações elétricas”, criticou Orlando.

Em Barra do Garças a denuncia se refere ao recebimento de tablets na Escola Maria Nazareth. A unidade escolar está inclusa no programa do Governo Federal "Um Computador por Aluno", porém não pode utilizar os aparelhos por falta de tomadas de energia elétrica. Os equipamentos continuam empacotados e  envelhecendo sem condições de uso.

Sintep protocola denúncia

Paralelo a manifestação na praça, os representantes do Sintep/MT protocolaram em cinco órgãos públicos um dossiê com 264 páginas ilustrado com fotografias e descrição dos problemas registrados nos estabelecimentos educacionais. 

 Receberam o documento com a denúncia: Ministério Público Estadual (MPE), Gabinete do Governador, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Secretaria de Estado da Educação  (Seduc) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Os trabalhadores da Educação de Mato Grosso institucionalizaram o dia 15 de maio como uma data em que se manifestarão em prol do ensino público de qualidade. A manifestação teve início neste ano de 2013 e se depender da iniciativa do Governo Estadual em promover as reformas nas escolas, o protesto seguira por muitos anos.


 leia também
Segunda, 15 de setembro de 2014
07:48
Chapeu VLT
Agora vai?
A implantação do VeícuIo Leve sobre Trilhos (VLT) vai muito além das obras de engenharia necessárias para a circulação do mesmo na via pública.
07:47
Chapeu PRAZO FINAL
Termina hoje substituição de candidatos
Janete Riva, já anunciada como substituta do candidato a governador José Riva, cumpre o roteiro para a substituição da candidatura do marido barrado pelo TSE.
Sábado, 13 de setembro de 2014
14:28
Chapeu SAÚDE
Prefeitura concede aumento e amplia quadro de agentes de saúde
Mauro Mendes sancionou as leis municipais (nº. 5.854 e 5.834) que implantam o piso salarial no valor de R$ 1.014,00 e criam mais 500 cargos de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.
14:21
Chapeu  CHUMBO TROCADO
Janete e Piveta trocam acusações
Pivetta tem se comportado como um "cão de guarda" na coordenação da campanha de Taques. E no primeiro esbarrão de Janete saiu em defesa de seu candidato.
Sexta, 12 de setembro de 2014
07:45
Chapeu DESIGN
Loft do Universitário é destaque na Casa Cor.
Mostra fica aberta para visitação até o dia 14 de setembro no Goiabeiras Shopping.
07:44
Chapeu FICHA LIMPA?
A negativa do registro e as consequências
Embora caiba recurso ao Supremo Tribunal Federal para sustentar a candidatura, Riva fica sem condições políticas continuar à frente da campanha.
Quinta, 11 de setembro de 2014
07:52
Chapeu NOVOS TEMPOS
Pela primeira vez Mato Grosso irá contar com serviços operacionais na BR-163.
A concessionária Rota do Oeste, vencedora da licitação para operar o trecho de Itiquira (Posto Correntes) a Sinop passa a prestar diversos serviços aos usuários dos 855 quilômetros desse trecho da estrada.
07:44
Chapeu CONFLITO
A "guerra" dos marketeiros
A troca de farpas entre Antero Paes de Barros e Carlos Rayel foram destaques na mídia digital.
Quarta, 10 de setembro de 2014
07:45
Chapeu  WELLINGTON X SALLES
A projeção de Rondonópolis no Senado
A composição das chapas em disputa e a ascensão imprevista de Rogério Salles em substituição ao senador Jaime Campos transforma Rondonópolis na "capital política" de Mato Grosso.
07:45
Chapeu CONTAS PÚBLICAS
TCE reprova contas da Câmara de Várzea Grande
Legislativo Municipal não pagou INSS, prorrogou contratos e ultrapassou limite de gastos. Quer mais?

+ ver todas as matérias
Eparre

 Alívio


O anúncio de que o Sinetran vai suspender a paralisação prevista para hoje trouxe alívio aos usuários dos serviços do Detran.

 Concurso


Trata-se de acordo celebrado para por termo à última greve da categoria: a realização de concurso para a contratação de servidores. Tal medida vai proporcionar uma renovação de quadros e evitar a precarização dos serviços da autarquia.

 Edital


O governador comprometeu-se a assinar no dia de hoje o edital para a realização do concurso para a contratação de 500 servidores que vão compor os quadros do Detran para lhe dar mais vigor administrativo e capacidade de cumprir as suas tarefas.

 Mudança


Quando se está dum lado do balcão a visão é uma; quando se está do outro, a visão é outra. Parece natural e lógico, mas, nem sempre é assim. Só quando se muda de lado se percebem os problemas e as dificuldades do outro.

 Coragem


Taques teve, ao menos, coragem para mudar em relação aos madeireiros. Promete mudanças na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, caso eleito, para reprimir ações criminosas e valorizar os projetos de manejos florestais dentro do preceito da "sustentabilidade", hoje uma palavra da moda.

Eparre

Segunda, 15 de setembro de 2014
Décio de Assis
Objetivamente falando noto que vcs falam muito pouco do Ludio Cabral mas não deixam o Taques e o Riva em paz. No começo achei que eram "rivistas",depois, "taxistas" e agora mudei: acho que vocês são anti-Lúdio Cabral. Ele é parente do Sérgio Cabral do PMDB do RJ? Alguém aí da Redação pode responder?

Sábado, 13 de setembro de 2014
Pedro Gouveia
Se todas as mães agissem desse jeito essa gurizada não iria fumar maconha adoidado como fazem. Depois vem com a Xuxinha e o Congresso na sua habitual demagogia faz a tal Lei da Palmada. Palmada é boa e necessária e é diferente de agressão. Palmada é correção quando o convencimento verbal não funciona.

Sexta, 12 de setembro de 2014
Odair Fernandes
É uma ótima leitura esta primeira página. Em politiquês é "banho geral". Gostei EPA!

Sexta, 12 de setembro de 2014
Pedro Gouveia
Tenho nome de artista de novela e me sinto muito feliz por isso. Mas não é para me gabar que estou aqui. É só para dizer que o Antero não se aguenta numa campanha, né?

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 em algum lugar na Rússia
Depois que os russos começaram comprar cameras, a internet melhorou significativamente...
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados