Cuiabá (MT), domingo, 25 de junho de 2017
Turma do Epa
Segunda, 17 de abril de 2017, 19h55
Chapeu delação premiada

Fachin envia inquéritos contra Aécio, Jucá e Renan para Polícia Federal

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, determinou hoje (17) o envio dos inquéritos envolvendo os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Romero Jucá (PMDB-RR) e Renan Calheiros (PMDB-AL) para a PF
Agência Brasil  / Cuiabá-MT

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, determinou hoje (17) o envio dos inquéritos envolvendo os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Romero Jucá (PMDB-RR) e Renan Calheiros (PMDB-AL) para a Polícia Federal (PF). A decisão dá início ao processo de investigação na PF, que poderá solicitar quebras de sigilo telefônico e fiscal, além da oitiva dos próprios acusados.

As investigações envolvendo outros parlamentares também deverá seguir o mesmo procedimento nos próximos dias. Os inquéritos foram abertos pelo ministro, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), para apurar citações aos nomes dos parlamentares nos depoimentos de delação de ex-executivos da empreiteira Odebrecht.

Aécio Neves e Romero Jucá são os que acumulam o maior número de pedidos de investigações na Lava Jato, cinco ao todo. Renan Calheiros foi citado em quatro inquéritos envolvendo a Odebrecht e passou a responder a 12 investigações na operação. 

Outro lado

Após a abertura da investigação, o senador Aécio Neves disse considerar "importante o fim do sigilo sobre o conteúdo das delações". Segundo o comunicado, a divulgação das colaborações premiadas foi solicitada pelo próprio parlamentar a Fachin na semana passada. "[Aécio Neves] considera que assim será possível desmascarar as mentiras e demonstrar a absoluta correção de sua conduta", informou a assessoria do senador.

Já Romero Jucá disse que "sempre esteve" e "sempre estará” à disposição da Justiça para qualquer informação. "Nas minhas campanhas eleitorais, sempre atuei dentro da legislação e tive todas as minhas contas aprovadas", disse o parlamentar, também por meio de nota.

Renan Calheiros disse que a abertura dos inquéritos permitirá que ele possa conhecer "o teor das supostas acusações para, enfim, exercer meu direito de defesa sem que seja apenas baseado em vazamentos seletivos de delações".

"Um homem público sabe que pode ser investigado. Mas isso não pode significar uma condenação prévia ou um atestado de que alguma irregularidade foi cometida. Acredito que esses inquéritos serão arquivados por falta de provas, como aconteceu com o primeiro deles", argumentou o senador e ex-presidente do Senado.


 leia também
Sábado, 24 de junho de 2017
21:38
Chapeu VAZAMENTOS
Taques fecha torneira de sigilos
Governador agiu rápido e abafou boataria
Sexta, 23 de junho de 2017
15:26
Chapeu suspensão
Blairo Maggi deve ir aos EUA tratar de suspensão à importação de carne bovina
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que deve viajar aos Estados Unidos para prestar esclarecimentos e tentar reverter a suspensão à importação de carne bovina fresca vinda do Brasil.
15:21
Chapeu PRODEIC
Sefaz desliga 237 empresas
Rigor na fiscalização reduz renúncia fiscal
Quinta, 22 de junho de 2017
14:47
Chapeu GRAMPOS
Gilmar Mendes atribui escutas ilegais ao MPE
O ministro do STF criticou interceptações telefônicas ilegais atribuídas ao Ministério Público.
09:27
Chapeu judiciário
Irmã de Aécio, Andrea Neves deixa a prisão em Belo Horizonte
Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), deixou o Complexo Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte, passando a cumprir prisão domiciliar.
09:13
Chapeu PROGRAMA DOMINGUEIRO
Parque das Águas recebe Domingo no Parque
A partir das 16h uma extensa programação acontece gratuitamente. Destaque para a Orquestra Sinfônica da UFMT que terá como convidado o músico Flávio Venturini
09:09
Chapeu DESTAQUE NACIONAL
Orquestra de MT é finalista de prêmio
CD "Alegria", gravado em parceria com bandolinista Hamilton de Holanda, foi selecionado em duas categorias no 28° Prêmio da Música Brasileira
09:00
Chapeu show no arsenal
Renato Braz se apresenta no Arsenal
Músico tem mais de 20 anos de trajetória e já se destacou em premiações d destaque como o Visa e o Sharp. Sobe ao palco no sábado e domingo, às 20h nos dois dias
Quarta, 21 de junho de 2017
08:53
Chapeu inverno
Inverno começa com previsão de El Niño de baixa intensidade
A estação, que segue até 22 de setembro às 17h02, é marcada por um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e na maior parte do Norte do país.
08:51
Chapeu economia
PIB tem crescimento de 0,87% no trimestre encerrado em abril
O Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no país, cresceu 0,87% no trimestre encerrado em abril, na comparação com o trimestre finalizado em janeiro.

+ ver todas as matérias
Eparre

 Duplicação da estrada da Guia (MT 010)


O governador Pedro Taques assegura que vai cuidar do cronograma da duplicação da MT 010 - Cuiabá-Guia, com a trincheira no atual trecho de ligação com a Rodovia Emanuel Pinheiro, para que tudo esteja concluído até o final de 2018. Obra com começo, meio e fim.

 Grampos e boataria


Há um certo "pavor" de grampos telefônicos como se uma simples lista telefônica fosse suscetível de facilitar o acesso às conversas de qualquer um. Há um serviço oferecido pelas Cias. Telefônicas para que se saiba o número do telefone de qualquer pessoa.

 Serviço gratuito


Com patrocinío e um pouco de paciência - 45 segundos no máximo -basta ligar para um número telefônico bastante conhecido que você consegue conectar rapidamente.

 Listas Telefônicas


Para os mais novos, talvez, convenha lembrar, se é que não se transformaram e livros próprios de museus, as famosas "Listas Telefônicas". Tanto as comuns com as "Páginas Amarelas" continham números e ramais telefônicos para que qualquer um conseguisse achar tanto o número como o próprio endereço de uma empresa ou pessoa procurada.

 Dados, metadados e interceptações

Tais designações são próprias e seu uso não significa, necessariamente, quebra de sigilo de ninguém. Há uma certa alergia à palavra "interceptação" nestes tempos de "Lava Jato" pelo terrorismo midiático dessa operação que virou monotema das redações à falta de notícias de maior impacto.

Eparre

Quarta, 14 de junho de 2017
Lucio Ferreira
Será que o Zé do Pátio abilolou? O que está em dia mesmo seu Pátio?

Segunda, 12 de junho de 2017
Adailton Fernandes
O redator parece que acompanhou a sessão do TSE. Um resumo claro, demonstrando o trabalho que teve para decifrar os termos jurídicos. Essa ação vai dar o que falar. EPA MEU!

Segunda, 12 de junho de 2017
Ubiraci Carvalho
Gosto muito do humor do EPA. Ultimamente parece que vocês estavam meio brigados com o mundo. Agora valeu.

Sábado, 10 de junho de 2017
Marcio
Eu não entendo muito bem o funcionalismo. Ganha a revisão completa mas paga de forma parcelada. Ou seja, a grana entra no bolso. Será que faz greve pela greve ou para manter a mobilização?

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 INFORME PUBLICITÁRIO
MT EM AÇÃO: ESCOLA PLENA II
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados