Cuiabá (MT), domingo, 25 de junho de 2017
Turma do Epa
Quinta, 20 de abril de 2017, 08h56
Chapeu CPI do VLT

Deputados querem cancelamento de contrato

Se havia alguma esperança de que as obras do Veículo Leve sobre Trilhos pudessem ser retomadas, CPI pode ser a pá de cal.
Itamar Perenha  / Cuiabá-MT

Primeiro foi o mal estar do deputado Jajah Neves (PSDB) que reclamou da volta do titular Wilson Santos à Assembleia Legislativa.

Sob alegação de falta de comunicação, Jajah, também um comunicador, certamente não viu nos jornais e outros noticiosos o que foi amplamente divulgado: o retorno de WS à Assembleia para acompanhar o relatório da CPI do VLT.

Não que o deputado não honre a sua suplencia, mas, pelo desconforto em se ver fora do mandato.
Poderia, numa atitude política mais compatível, reclamar menos e pela imprensa.

Um esforço inútil

O deputado Wilson Santos, depois de ter participado das discussões para a lavratura do Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público visando à possível retomada das obras, fez um esforço inútil numa madrugada ingloria: pediu vistas, viu, reviu e, ao final, desistiu de um relatório alternativo por volta de 3 horas da madrugada.

Uma disputa sem propósito

O tonitruante deputado Oscar Bezerra (PSB) reverberou no vazio ao se indispor contra uma eventual mudança do relatório da CPI como se esse documento fosse uma frágil obra-prima incapaz de suportar o menor choque. Aliás, o deputado tem um modo bastante peculiar se portar no Parlamento: é ciclotímico e se opõe não raro por apenas se opor.

Ao menos se mantém fiel ao seu estilo e a conquista da Prefeitura de Juara, seu principal reduto eleitoral, aconteceu mais por WO do que por seu prestígio e não é difícil se aperceber o porquê.

As mazelas da cidade só não são maiores pela atuação apartidária do governador que trata a todos os municípios sem viés partidário de qualquer natureza com um republicanismo raro de se ver.

Devolução de 360 milhões e fim do VLT

O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito que, diga-se de passagem, não sofrerá qualquer manobra do governo apesar da presença do deputado Wilson Santos, com inegável capacidade de dar uma contribuição mais efetiva do que o papel de mero observador, poder levar, ao menos ao conhecimento geral do Parlamento, os termos e condições pactuados com o Ministério Público a viabilizar uma futura retomada das obras.

Gestão Taques não fez um palmo de VLT e, portanto, não cometeu irregularidades

O burburinho de irregularidades apontadas nas obras não aflige a gestão Taques, pois, até agora, o governador não fez um palmo de obra para implementar o VLT, buscando a justiça da uma avaliação de posições e tomada de decisão que respalde a manutenção do Consórcio entre as empresas Construtora Santa Bárbara, Construtora C.R. Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio e Astep Engenharia vencedoras da licitação e, nesta temporada magra de obras, com perspectiva de retomarem as obras via governo marcado pela responsabilidade em seu processo decisório.

Uma posição de governo

Kleber Lima, chefe do Gabinete de Comunicação, num estilo conciliador que nem lhe parece próprio, ressaltou a contribuição do Legislativo com a CPI já que as irregularidades que forem apontadas no relatório, mesmo que precisem ser corrigidas, referem-se à gestão passada e considera importante a tomada de posição da CPI.
Disse, por outro lado, que o Termo de Ajustamento de Conduta lavrado com o Ministério Público e que vai, necessariamente, desembocar na Justiça colocará os trilhos processuais para se tenham trilhos reais cortando a capital e Várzea Grande.

É, ao menos, o que se espera apesar dos ruídos que se ouvem.


 leia também
Sábado, 24 de junho de 2017
21:38
Chapeu VAZAMENTOS
Taques fecha torneira de sigilos
Governador agiu rápido e abafou boataria
Sexta, 23 de junho de 2017
15:26
Chapeu suspensão
Blairo Maggi deve ir aos EUA tratar de suspensão à importação de carne bovina
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que deve viajar aos Estados Unidos para prestar esclarecimentos e tentar reverter a suspensão à importação de carne bovina fresca vinda do Brasil.
15:21
Chapeu PRODEIC
Sefaz desliga 237 empresas
Rigor na fiscalização reduz renúncia fiscal
Quinta, 22 de junho de 2017
14:47
Chapeu GRAMPOS
Gilmar Mendes atribui escutas ilegais ao MPE
O ministro do STF criticou interceptações telefônicas ilegais atribuídas ao Ministério Público.
09:27
Chapeu judiciário
Irmã de Aécio, Andrea Neves deixa a prisão em Belo Horizonte
Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), deixou o Complexo Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte, passando a cumprir prisão domiciliar.
09:13
Chapeu PROGRAMA DOMINGUEIRO
Parque das Águas recebe Domingo no Parque
A partir das 16h uma extensa programação acontece gratuitamente. Destaque para a Orquestra Sinfônica da UFMT que terá como convidado o músico Flávio Venturini
09:09
Chapeu DESTAQUE NACIONAL
Orquestra de MT é finalista de prêmio
CD "Alegria", gravado em parceria com bandolinista Hamilton de Holanda, foi selecionado em duas categorias no 28° Prêmio da Música Brasileira
09:00
Chapeu show no arsenal
Renato Braz se apresenta no Arsenal
Músico tem mais de 20 anos de trajetória e já se destacou em premiações d destaque como o Visa e o Sharp. Sobe ao palco no sábado e domingo, às 20h nos dois dias
Quarta, 21 de junho de 2017
08:53
Chapeu inverno
Inverno começa com previsão de El Niño de baixa intensidade
A estação, que segue até 22 de setembro às 17h02, é marcada por um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e na maior parte do Norte do país.
08:51
Chapeu economia
PIB tem crescimento de 0,87% no trimestre encerrado em abril
O Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no país, cresceu 0,87% no trimestre encerrado em abril, na comparação com o trimestre finalizado em janeiro.

+ ver todas as matérias
Eparre

 Duplicação da estrada da Guia (MT 010)


O governador Pedro Taques assegura que vai cuidar do cronograma da duplicação da MT 010 - Cuiabá-Guia, com a trincheira no atual trecho de ligação com a Rodovia Emanuel Pinheiro, para que tudo esteja concluído até o final de 2018. Obra com começo, meio e fim.

 Grampos e boataria


Há um certo "pavor" de grampos telefônicos como se uma simples lista telefônica fosse suscetível de facilitar o acesso às conversas de qualquer um. Há um serviço oferecido pelas Cias. Telefônicas para que se saiba o número do telefone de qualquer pessoa.

 Serviço gratuito


Com patrocinío e um pouco de paciência - 45 segundos no máximo -basta ligar para um número telefônico bastante conhecido que você consegue conectar rapidamente.

 Listas Telefônicas


Para os mais novos, talvez, convenha lembrar, se é que não se transformaram e livros próprios de museus, as famosas "Listas Telefônicas". Tanto as comuns com as "Páginas Amarelas" continham números e ramais telefônicos para que qualquer um conseguisse achar tanto o número como o próprio endereço de uma empresa ou pessoa procurada.

 Dados, metadados e interceptações

Tais designações são próprias e seu uso não significa, necessariamente, quebra de sigilo de ninguém. Há uma certa alergia à palavra "interceptação" nestes tempos de "Lava Jato" pelo terrorismo midiático dessa operação que virou monotema das redações à falta de notícias de maior impacto.

Eparre

Quarta, 14 de junho de 2017
Lucio Ferreira
Será que o Zé do Pátio abilolou? O que está em dia mesmo seu Pátio?

Segunda, 12 de junho de 2017
Adailton Fernandes
O redator parece que acompanhou a sessão do TSE. Um resumo claro, demonstrando o trabalho que teve para decifrar os termos jurídicos. Essa ação vai dar o que falar. EPA MEU!

Segunda, 12 de junho de 2017
Ubiraci Carvalho
Gosto muito do humor do EPA. Ultimamente parece que vocês estavam meio brigados com o mundo. Agora valeu.

Sábado, 10 de junho de 2017
Marcio
Eu não entendo muito bem o funcionalismo. Ganha a revisão completa mas paga de forma parcelada. Ou seja, a grana entra no bolso. Será que faz greve pela greve ou para manter a mobilização?

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 INFORME PUBLICITÁRIO
MT EM AÇÃO: ESCOLA PLENA II
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados