Cuiabá (MT), domingo, 25 de junho de 2017
Turma do Epa
Quinta, 20 de abril de 2017, 08h58
Chapeu Economia

Relatório que torna agências franqueadas dos Correios imunes de tributos é aprovado pela CAE

A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou nesta terça-feira (18), o relatório do senador Cidinho Santos (PR/MT), favorável ao Projeto de Lei da Câmara 59/2016.
Agência Brasil  / Cuiabá-MT

A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou nesta terça-feira (18), o relatório do senador Cidinho Santos (PR/MT), favorável ao Projeto de Lei da Câmara 59/2016. O texto é de autoria do deputado federal Luiz Carlos Hauly e regulamenta as atividades auxiliares relativas ao serviço postal das agências franqueadas dos Correios e estende a imunidade tributária para serviços postais, prevista na Constituição.

Em seu relatório, o senador argumenta que a falta de definição clara sobre as atividades das agências franqueadas tem provocado uma sobrecarga tributária.  

As Agências dos Correios Franqueadas recolhem a tarifa paga pelo consumidor em razão do serviço e repassa diariamente para a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), titular da receita, mediante depósito em conta corrente da empresa pública. A ECT, por sua vez, deposita o valor da remuneração até o quinto dia útil após a apresentação da nota fiscal.

Sem a regulamentação a atividade é entendida como “intermediação de negócios”, sobre a qual é cobrado o Imposto sobre Serviços (ISS) pelos municípios sobre a receita bruta enviada para a ECT, ainda que ela não represente o valor final destinado às franqueadas. Isso pode favorecer o fechamento de empresas do segmento, que conta com aproximadamente 1.500 franquias, responsáveis por cerca de 25.000 empregos formais e 10.000 informais.

“Essa tributação não estava prevista nos contratos de franquia e pode causar a falência do setor, gerando desemprego, além de diminuir o acesso da população aos serviços dos Correios”, justifica o senador Cidinho.

Como a receita bruta advinda do serviço postal é imune de tributos, conforme artigo 150 da Constituição Federal, o entendimento é que as agências franqueadas devem ter o mesmo tratamento.

O PLC 59/2016 segue agora para votação terminativa no plenário do Senado Federal.


 leia também
Sábado, 24 de junho de 2017
21:38
Chapeu VAZAMENTOS
Taques fecha torneira de sigilos
Governador agiu rápido e abafou boataria
Sexta, 23 de junho de 2017
15:26
Chapeu suspensão
Blairo Maggi deve ir aos EUA tratar de suspensão à importação de carne bovina
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que deve viajar aos Estados Unidos para prestar esclarecimentos e tentar reverter a suspensão à importação de carne bovina fresca vinda do Brasil.
15:21
Chapeu PRODEIC
Sefaz desliga 237 empresas
Rigor na fiscalização reduz renúncia fiscal
Quinta, 22 de junho de 2017
14:47
Chapeu GRAMPOS
Gilmar Mendes atribui escutas ilegais ao MPE
O ministro do STF criticou interceptações telefônicas ilegais atribuídas ao Ministério Público.
09:27
Chapeu judiciário
Irmã de Aécio, Andrea Neves deixa a prisão em Belo Horizonte
Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), deixou o Complexo Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte, passando a cumprir prisão domiciliar.
09:13
Chapeu PROGRAMA DOMINGUEIRO
Parque das Águas recebe Domingo no Parque
A partir das 16h uma extensa programação acontece gratuitamente. Destaque para a Orquestra Sinfônica da UFMT que terá como convidado o músico Flávio Venturini
09:09
Chapeu DESTAQUE NACIONAL
Orquestra de MT é finalista de prêmio
CD "Alegria", gravado em parceria com bandolinista Hamilton de Holanda, foi selecionado em duas categorias no 28° Prêmio da Música Brasileira
09:00
Chapeu show no arsenal
Renato Braz se apresenta no Arsenal
Músico tem mais de 20 anos de trajetória e já se destacou em premiações d destaque como o Visa e o Sharp. Sobe ao palco no sábado e domingo, às 20h nos dois dias
Quarta, 21 de junho de 2017
08:53
Chapeu inverno
Inverno começa com previsão de El Niño de baixa intensidade
A estação, que segue até 22 de setembro às 17h02, é marcada por um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e na maior parte do Norte do país.
08:51
Chapeu economia
PIB tem crescimento de 0,87% no trimestre encerrado em abril
O Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no país, cresceu 0,87% no trimestre encerrado em abril, na comparação com o trimestre finalizado em janeiro.

+ ver todas as matérias
Eparre

 Duplicação da estrada da Guia (MT 010)


O governador Pedro Taques assegura que vai cuidar do cronograma da duplicação da MT 010 - Cuiabá-Guia, com a trincheira no atual trecho de ligação com a Rodovia Emanuel Pinheiro, para que tudo esteja concluído até o final de 2018. Obra com começo, meio e fim.

 Grampos e boataria


Há um certo "pavor" de grampos telefônicos como se uma simples lista telefônica fosse suscetível de facilitar o acesso às conversas de qualquer um. Há um serviço oferecido pelas Cias. Telefônicas para que se saiba o número do telefone de qualquer pessoa.

 Serviço gratuito


Com patrocinío e um pouco de paciência - 45 segundos no máximo -basta ligar para um número telefônico bastante conhecido que você consegue conectar rapidamente.

 Listas Telefônicas


Para os mais novos, talvez, convenha lembrar, se é que não se transformaram e livros próprios de museus, as famosas "Listas Telefônicas". Tanto as comuns com as "Páginas Amarelas" continham números e ramais telefônicos para que qualquer um conseguisse achar tanto o número como o próprio endereço de uma empresa ou pessoa procurada.

 Dados, metadados e interceptações

Tais designações são próprias e seu uso não significa, necessariamente, quebra de sigilo de ninguém. Há uma certa alergia à palavra "interceptação" nestes tempos de "Lava Jato" pelo terrorismo midiático dessa operação que virou monotema das redações à falta de notícias de maior impacto.

Eparre

Quarta, 14 de junho de 2017
Lucio Ferreira
Será que o Zé do Pátio abilolou? O que está em dia mesmo seu Pátio?

Segunda, 12 de junho de 2017
Adailton Fernandes
O redator parece que acompanhou a sessão do TSE. Um resumo claro, demonstrando o trabalho que teve para decifrar os termos jurídicos. Essa ação vai dar o que falar. EPA MEU!

Segunda, 12 de junho de 2017
Ubiraci Carvalho
Gosto muito do humor do EPA. Ultimamente parece que vocês estavam meio brigados com o mundo. Agora valeu.

Sábado, 10 de junho de 2017
Marcio
Eu não entendo muito bem o funcionalismo. Ganha a revisão completa mas paga de forma parcelada. Ou seja, a grana entra no bolso. Será que faz greve pela greve ou para manter a mobilização?

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 INFORME PUBLICITÁRIO
MT EM AÇÃO: ESCOLA PLENA II
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados