Cuiabá (MT), segunda, 21 de maio de 2018
Turma do Epa
Sexta, 10 de novembro de 2017, 11h25
Chapeu TRAVADA

PEC do teto sob vista

Jajah Neves e Allan Kardec atrasam tramitação
Itamar Perenha  / Cuiabá-MT

É direito dos deputados pedirem vistas de projetos e isso é mais importante quando se trata de uma Emenda Constitucional. Nada contra o pedido de vista coletivo, por 5 dias, de Jajah Neves (PSDB) e Allan Kardec (PT) para examinar com mais cuidado a proposta de emenda constitucional em tramitação.

O crescimento vertiginoso dos gastos previdenciários e com folhas de pagamento se deve basicamente a duas questões: a criatividade para incorporar “penduricalhos” aos salários vigentes e déficit previdenciário já que inativos, com justiça, recebem o mesmo que servidores em atividade até os imorais auxílios: moradia, creche, livros técnicos, uniformes e vestimentas, educação, alimentação, numa lista que chega a 32 no caso de procuradores com juízes ávidos buscando as mesmas benesses.

O regime de subsídio foi solenemente ignorado com o auxílio da própria Justiça para burlar a lei o que apenas reforça a condição de mito quando se diz que “a lei é igual para todos”. É evidente que a utopia igualitária não se aplica à realidade concreta.

O sistema previdenciário também entra em colapso pelo desequilíbrio atuarial, coisa que um simples exercício matemática tornaria evidente a ponto de se tornar uma questão menos sofisticada no ENEM.

Teto para gastos

Essa foi uma das primeiras emendas promovidas em âmbito federal ainda que se saiba que 48,2% do Orçamento Geral da União se destine ao pagamento de juros da Dívida Pública e a contabilidade criativa inventou o “superávit” ou “déficit”, ambos primários, excluindo juros.

É justamente essa conta de juros que vai ser extraída de uma reforma da previdência o que significa, de fato, uma grande perda no Regime Geral para sustentar os privilégios da burocracia estatal.

Como a União detém o monopólio da emissão de dinheiro ou de títulos da Divida Pública, algo que já abundou nos Tesouros Estaduais e Municipais com a respectiva dose de escândalos, trata de empurrar goela abaixo dos Estados algumas vantagens para adotarem o mesmo sistema federal sem que os temas sejam verdadeiramente discutidos.

Singularmente trata-se do velho truque de colocar a cenoura à frente do burro para que esse esfalfe diante o almejado acepipe. Claro que na PEC trata-se de alongar a dívida dos Estados que aderirem para abrir uma válvula de alívio no fluxo de caixa já que os empréstimos, em mais ou menos prazo, serão quitados.

Embaraços a Taques

Os deputados Jajah e Allan, pelas entrevistas concedidas, ao que parecem vão se debruçar sobre o supérfluo e deixar o essencial de lado, isso sem desmerecer a inteligência de Suas Excelências já que a ordem, no momento, é apenas criar embaraços ao governador Pedro Taques.

Uma folha de pagamentos em vias de colapso é apenas a herança de governos que pilharam o Estado de maneira escancarada embora cada servidor se servisse do banquete tão mais caprichado quando maior o grau na burocracia, contemplada com aumentos generosos e sabidamente insustentáveis.

Nesse caso a farra foi geral basta olhar ao redor para ver quantos Estados foram à bancarrota onde o mais evidente é o Rio de Janeiro, seguido do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e outros onde o parcelamento dos salários já se transformou em rotina.


 leia também
Segunda, 14 de maio de 2018
20:16
Chapeu economia
Economia brasileira ainda não sentiu efeitos da Copa 2018
Nem mesmo o setor de eletroeletrônicos, que historicamente é o mais beneficiado no período, tem demonstrado otimismo com as vendas.
20:12
Chapeu política
Temer sanciona lei de combate ao bullying nas escolas
O presidente Michel Temer sancionou hoje (14) uma lei de combate ao bullyingnas escolas.
20:05
Chapeu copa do mundo
Tite diz que Brasil é um dos favoritos ao título na Rússia
O Brasil é um dos favoritos a ganhar a Copa da Rússia, assegurou o técnico Tite, da seleção brasileira de futebol.
19:59
Chapeu política
TCU suspende contrato do Ministério da Saúde para autotestes de HIV
A medida atendeu pedido da Procuradoria da República no DF que enxergou indícios de irregularidades na contratação da empresa por inexigibilidade de licitação.
19:56
Chapeu lava jato
Moro condena ex-diretor da Petrobras e outros 12 na Lava Jato
O processo é referente à 31ª fase da Lava Jato, denominada Operação Abismo.
19:52
Chapeu Justiça
MPF faz novo pedido de prisão preventiva contra Paulo Preto
Na sexta-feira (12), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mender concedeu um habeas corpus e Paulo Preto foi solto.
19:48
Chapeu política
Temer reunirá equipe de governo e base aliada para balanço de 2 anos
A previsão é que essa reunião ocorra às 15h e o formato da cerimônia deve ser o já adotado na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), conhecido como Conselhão.
Quarta, 02 de maio de 2018
23:30
Chapeu Justiça
Toffoli será relator de pedido para retirar ação contra Lula de Moro
O ministro Dias Toffoli é quem julgará a reclamação com a qual a defesa do ex-presidente Lula pretende retirar do juiz Sergio Moro a ação penal sobre o sítio em Atibaia (SP).
23:23
Chapeu política
PGR denuncia ministro da Agricultura, Blairo Maggi, por corrupção
O caso teria ocorrido quando em 2009, quando ele era governador do MT
23:20
Chapeu economia
Dólar fecha perto de R$ 3,55 e bolsa tem maior queda em dois meses
Em dia de turbulências nos mercados globais, a moeda norte-americana teve forte alta e voltou a fechar no maior valor em quase dois anos.

+ ver todas as matérias
Eparre

 Candidatura firme


Taques tinha, no início, diversos opositores, mas, com o andar da carruagem, o número de competidores foi se reduzindo e, apesar do desgaste, o governador vai se candidatar à reeleição. Aos observadores mais atentos, no entanto, parece que a aproximação das eleições não mudou o jeito e o estilo do chefe do Paiaguás. Para alguns continua habitualmente azedo, para outros mal educado, mas, para alguns, sempre educado. É a definição que mais se arrisca.

 Educado


A depender, ainda, do interlocutor, Taques trata seus interlocutores de forma polida. Daí ao reconhecimento de que é uma pessoa "educada", certamente no sentido de bons modos. Há quem se diga do círculo mais próximo e que só sabe dizer que o governador é uma esfinge. A Esfinge é o exemplo de construção mais enigmática da história do Antigo Egito. Alguns historiadores não a caracterizam como necessariamente má. Por outro lado, há quem não entenda como boa.

 "Eleição, nascimento e garimpo só depois da apuração"


Garimpeiros mais antigos costumam definir a imprecisão dos resultados de uma frente de lavra depois que desmontam o barranco, peneiram o material, para, ao final do longo processo, concentrar todo o trabalho numa bateia. São instantes de ansiedade que levam o garimpeiro a aguardar o surgimento dos primeiros sinais do metal amarelo. Os giros finais e a sedimentação do ouro definem o "resumo da bateia". Daí o dito popular: sexo de uma criança, só depois de nascer (antes não existia ultrassom). Eleição, só depois de fechadas as urnas e contados os votos: "apuração". Daí a tríade que compõe o famoso adágio popular.

 Congestionamento para o Senado


Há, pelo menos, 7 candidaturas senatoriais. Haverá outras mais. Alguns balões de ensaio e outras pra valer. E o curioso é que todos os candidatos ao Senado buscam votos para segunda vaga. Corre o risco de "a segunda vaga" se transformar em primeira. Em outras palavras, resultado absolutamente lotérico no atual estágio. Jay(i)me, nem precisa dizer, parece reinar, por enquanto, sem grandes problemas em ser apresentado como o "primeiro" voto ao Senado.

 Denuncia "surpresa" contra Maggi


A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentou denúncia contra o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, Alencar Soares e Sérgio Ricardo. Trata-se, ainda, da transação envolvendo vaga para o Tribunal de Contas do Estado. A notícia causou uma certa estupefação na tarde de ontem (2), mas, "o mundo gira e a Lusitana roda".

Eparre

Sexta, 16 de fevereiro de 2018
K.W.
Estranha a edição. Essas agressões na Fecomercio não são gratuitas. Há muita sede de poder. Só pode.

Sexta, 15 de dezembro de 2017
Juvenal
Respondendo ao amigo.
Ficou para depois do carnaval..
Vai Brasillll!!!

Sexta, 08 de dezembro de 2017
Roberto Alves
Alguém acredita que a reforma da previdência sai em 2017?

Terça, 15 de agosto de 2017

Vocês estão todos no grampo. Se não for ilegalmente alguém da Justiça já deve ter determinado grampo em vocês. Ta todo mundo quietinho e aprovando prisão de qualquer jeito e vocês acham que prisão é pro cara ficar no bem bom?

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 HUMOR
Red Bull te dá asas! E não é que ele levou a sério.
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados