Cuiabá (MT), segunda, 16 de julho de 2018
Turma do Epa
Sexta, 09 de março de 2018, 14h21
Chapeu SUSTENTABILIDADE

Prédio inspirado em índios

Arquiteto inspirou-se no estilo de construção das tribos do Xingu
Redação com Assessoria  / Cuiabá-MT

O edifício-sede do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), localizado em Cuiabá (MT), conquistou os troféus: melhor construção sustentável em uso das Américas; e melhor edificação eleita pelo voto popular; projeto do CSS é um raro exemplo de construção baseada nas casas indígenas do Xingu

O prédio brasileiro do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) conquistou dois troféus no prêmio mundial de construções sustentáveis, o Breeam Awards 2018:  melhor edificação sustentável na categoria Novas Construções em Uso da América; e melhor prédio sustentável da premiação, eleito pelo voto popular digital.

O projeto arquitetônico do Centro  foi baseado na sabedoria e conhecimento ancestrais dos povos do Xingu, é de autoria de José Afonso Botura Portocarrero, arquiteto, professor da Universidade Federal de Mato Grosso e Doutor em habitações indígenas brasileiras. Esta foi a quinta edição da premiação e a primeira vez em que uma edificação da América Latina chegou à etapa final. Ao todo concorreram 68 prédios certificados pelo selo Breeam da Europa, Ásia e Américas.

A solenidade de entrega do prêmio ocorreu, na noite de terça-feira (6), no London’s Excel Centre, em Londres. A etapa final da premiação integrou a programação do Ecobuild 2018, o maior evento de construção sustentável do mercado mundial, realizado pela Building Research Establishment (BRE), realizado nesta semana.

Esta instituição britânica fundada, em 1921, é também responsável pelo selo Breeam, o mais antigo de sustentabilidade do mundo, criado em 1990, que está presente em mais de 70 países e já certificou mais de 250 mil prédios de diversos países e vários continentes, entre novos e antigos. A BRE é referência em construções sustentáveis no mundo, pois desenvolve projetos de vanguarda e totalmente inovadores, está sempre pesquisando novos materiais, resíduos. Esta instituição conta com um time de cientistas da construção, que se dedicam à criação de soluções para residências e edificações em geral no Reino Unido e em todo o mundo. 

“Estes dois troféus representam o reconhecimento internacional ao nosso trabalho, ao nosso compromisso com a vida e ao nosso respeito aos povos ancestrais da América. É uma demonstração inequívoca sobre o que o Sebrae faz e sua capacidade de transformar o país.  Esta conquista sinaliza que estamos no rumo certo e que a sustentabilidade é um caminho sem volta para todos, empresários, empreendedores, cidadãos e consumidores”, declara José Guilherme Barbosa Ribeiro, idealizador do Centro e diretor-superintendente do Sebrae MT.

Eliane Chaves, diretora técnica do Sebrae MT, Suênia Sousa, gerente do CSS, e o arquiteto Portocarrero representaram o Centro na solenidade.

O que é o CSS

O CSS é a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae em sustentabilidade e está localizado junto ao Sebrae MT, em Cuiabá (MT). Sua missão é produzir e distribuir conhecimento para todas as unidades do Sistema Sebrae, visando o atendimento de empresários e empreendedores em sustentabilidade.

Todas as ações do Centro objetivam estimular o ingresso dos pequenos negócios (98,5% das empresas brasileiras são micro e pequenas), o quanto antes, na chamada “nova economia” ou “economia de transição”, que considera a sustentabilidade um dos eixos fundamentais, valorizando o equilíbrio entre os resultados econômicos, ambientais, sociais e culturais das atividades empresariais.

Laboratório

O prédio do Centro é um laboratório vivo de boas práticas da construção sustentável, inaugurado em maio de 2011, possui formato ogival como as casas xinguanas, exemplares em termos de arquitetura bioclimática e vernacular.  

A edificação foi construída em concreto aparente, fachadas de vidro e possui vantagens e benefícios como: conforto térmico; aproveitamento máximo de luz natural; cobertura em duas cascas, que permite a refrigeração interna do prédio e a coleta de água de chuva - depois de filtrada é estocada para o uso na irrigação de jardim, lavagem de pisos e banheiros, etc.

Na área posterior ao prédio, há uma estação de vermicompostagem que recebe resíduos orgânicos da lanchonete e poda de árvores e plantas. O jardim do CSS é integrado por espécies dos biomas presentes em Mato Grosso: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica.

Dez estações interativas contam com conteúdos sobre vários temas (resíduos, agua, energia, consumo, etc), que fazem parte das visitas guiadas aos visitantes, que devem ser agendadas com antecedência.

Inovações

O processo de construção do CSS foi inovador, incluindo mão de obra feminina, reuso de resíduos (madeiras, pedras, etc) e o projeto se adaptou ao terreno em declive, evitando a terraplanagem e permitindo a preservação vegetal.

No subsolo há um auditório em formato de arena. As paredes são revestidas com resíduos de madeira como também o piso, contribuindo para uma acústica excelente.

Duas microusinas fotovoltaicas solares foram instaladas (45 kW e 75 kW), em maio de 2016, que tornaram o Centro 100% autossustentável e reduziu o consumo do Sebrae MT em 40%.  Desta forma, elas também se tornaram exemplo do uso de energia solar para os pequenos negócios, demonstrando que investir nesta tecnologia reduz custos e pode ser paga em relativamente curto espaço de tempo.

O que o CSS faz

Neste prédio, uma equipe multidiscipllinar (engenheiros civil, ambiental, sanitarista, eletricista, florestal, arquiteto, jornalista, publicitária e advogado) trabalha em parceria com especialistas e consultores na elaboração e produção de conhecimento, informações e orientações para os pequenos negócios.

Até o momento, mais de 480 conteúdos forram desenvolvidos pelo CSS, em diferentes formatos como: cartilhas, infográficos, estudos de tendências, relatórios de inteligência, pesquisas, casos de sucesso, entre outros. Todos eles estão acessíveis no portal www.sustentabilidade.sebrae.com.br

Cerca de 70 mil visitantes brasileiros e de 26 países, entre empresários, arquitetos, engenheiros, universitários e pessoas interessadas na causa da sustentabilidade visitaram o Centro, ao longo de seis anos.

Outras conquistas

.80 publicações, metodologias, soluções construídas junto com outras unidades estaduais do Sebrae e Sebrae Nacional;

. mais de 7 milhões de pessoas alcançadas pelo portal www.sustentabilidade.sebrae.com.br e redes sociais (YouTube, Facebook, Twitter, Instagran);

. Selo PROCEL Edifica Nivel A em projeto e edificação construída, em 2013;

. Prêmio COBEE (Congresso Brasileiro de Eficiência Energética), em 2014;

.Prêmio ISWA (International Solid Waste Association) para o Guia Prático para a Sustentabilidade nos Pequenos Negócios, em 2014;

. Finalista do Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade, em 2014;

. Certificação BREEAM In-use, classificação “Excelente” do Building Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM), em 2016;

.Prêmio 15º Benchmarking Brasil do Instituto Mais, em 2017;

. Certificação Greenbuilding Council Zero Energy (GBC), em 2017;


 leia também
Segunda, 11 de junho de 2018
23:46
Chapeu Geopolítica
Trump e Kim Jong-un iniciam encontro histórico
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, iniciaram na noite de hoje (11) uma reunião histórica.
23:42
Chapeu TJ/MT
TJ/MT torra R$ 6,3 milhões com garagem de luxo para seus servidores; o povo que morra à míngua!
O judiciário brasileiro é uma ilha de prosperidade no meio ao deserto da crise econômica porque passa o país.
23:08
Chapeu  EQUÍVOCO OU MÁ FÉ?
Desembargadora se contrafaz e arrisca 96 famílias
Uma decisão estranha no TRF-1 expõe assentados à violência de grileiros
Segunda, 14 de maio de 2018
20:16
Chapeu economia
Economia brasileira ainda não sentiu efeitos da Copa 2018
Nem mesmo o setor de eletroeletrônicos, que historicamente é o mais beneficiado no período, tem demonstrado otimismo com as vendas.
20:12
Chapeu política
Temer sanciona lei de combate ao bullying nas escolas
O presidente Michel Temer sancionou hoje (14) uma lei de combate ao bullyingnas escolas.
20:05
Chapeu copa do mundo
Tite diz que Brasil é um dos favoritos ao título na Rússia
O Brasil é um dos favoritos a ganhar a Copa da Rússia, assegurou o técnico Tite, da seleção brasileira de futebol.
19:59
Chapeu política
TCU suspende contrato do Ministério da Saúde para autotestes de HIV
A medida atendeu pedido da Procuradoria da República no DF que enxergou indícios de irregularidades na contratação da empresa por inexigibilidade de licitação.
19:56
Chapeu lava jato
Moro condena ex-diretor da Petrobras e outros 12 na Lava Jato
O processo é referente à 31ª fase da Lava Jato, denominada Operação Abismo.
19:52
Chapeu Justiça
MPF faz novo pedido de prisão preventiva contra Paulo Preto
Na sexta-feira (12), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mender concedeu um habeas corpus e Paulo Preto foi solto.
19:48
Chapeu política
Temer reunirá equipe de governo e base aliada para balanço de 2 anos
A previsão é que essa reunião ocorra às 15h e o formato da cerimônia deve ser o já adotado na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), conhecido como Conselhão.

+ ver todas as matérias
Eparre

 Campanha confusa


Há uma imensa articulação para o Caixa 2 conduzida pelos candidatos nas eleições proporcionais. Como a lição não parece ter sido aprendida e há muita gente precisando do mandato para se manter em liberdade tudo indica que não se verá grandes modificações na composição do Parlamento, tanto federal quanto estadual.

 Majoritária indefinida


Mauro Mendes protagoniza o suspense. Não diz que sim, nem que não. Muita gente gostaria que o quadro para candidatos a governador estivesse definido. Por enquanto continua apenas no nível de desejo. A Copa do Mundo não parece ter despertado tanto entusiasmo.

 Frio na fria


Os candidatos, em decorrência das competições, raciocinam com eleições anteriores, devidamente esquecidos de que o país vive um momento atípico e caminhando para uma encruzilhada. Até onde vai o aprofundamento do golpe ante a deterioração econômica que se vive? Ou seja, é uma "fria" no frio que parece ter dado uma trégua mas deve retornar.

 A escolha do candidato


O eleitorado está mais exigente em relação às candidaturas e hoje privilegia a "honestidade" em detrimento da "experiência". Isso significa que trajetória política anterior pode, inclusive, colocar em risco a biografia do candidato. Políticos profissionais caminham para a rejeição, mas, como detêm a máquina partidária na mão vão fintar tudo e todos para chegarem lá.

 Legalidade formal


A atipicidade do momento eleitoral em que a principal liderança política do país, Lula, continua na prisão transtorna o ambiente de pesquisas eleitorais. O PT continua com um grande "ativo político" que deve ganhar mais relevância ainda se mantido preso. Será a resposta à Justiça que não respondeu às normas e tratou de criar "para situações excepcionais, soluções excepcionais". Ingressamos, portanto, numa moderna ditadura sob o disfarce da legalidade formal.

 Regime de exceção


Só um regime de exceção promoveria o julgamento de Lula em tempo recorde:menos de 18 meses entre a denúncia e a condenação em segunda instância. A mesma pressa não se observa quanto à admissibilidade de recursos às instâncias superiores: Recurso Especial ao Superior Tribunal de Justiça e Recurso Extraordinário ao Supremo Tribunal Federal. E os "togados" não gostam do rótulo de "golpistas". Alguns, de fato, não o são. Mas, apenas alguns.

Eparre

Sexta, 16 de fevereiro de 2018
K.W.
Estranha a edição. Essas agressões na Fecomercio não são gratuitas. Há muita sede de poder. Só pode.

Sexta, 15 de dezembro de 2017
Juvenal
Respondendo ao amigo.
Ficou para depois do carnaval..
Vai Brasillll!!!

Sexta, 08 de dezembro de 2017
Roberto Alves
Alguém acredita que a reforma da previdência sai em 2017?

Terça, 15 de agosto de 2017

Vocês estão todos no grampo. Se não for ilegalmente alguém da Justiça já deve ter determinado grampo em vocês. Ta todo mundo quietinho e aprovando prisão de qualquer jeito e vocês acham que prisão é pro cara ficar no bem bom?

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 HUMOR
Red Bull te dá asas! E não é que ele levou a sério.
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados