Cuiabá (MT), segunda, 21 de maio de 2018
Leitura

Sexta, 22 de julho de 2016, 10h18
Chapeu_leitura artigo

Para que procurar um sexólogo?

Larissa H. Mamedes


A procura por este profissional deve ser feita quando você ou seu parceiro não estiver satisfeito com a sexualidade do casal ou individual. A OMS (Organização Mundial de Saúde) destaca que a sexualidade é uma energia que nos motiva a procurar amor, contato, ternura, intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, vemos e tocamos. 

A sexualidade é uma parte integrante da vida de cada indivíduo, abrange fatores biológicos,Psicológicos e sociais, é constituída ao longo de sua vida, sendo um fator de sua identidade. Desta forma,  a maneira como ela se desenvolve influencia na sua qualidade de vida, seu bem estar.

Muitas pessoas convivem com problemas sexuais por não saberem que estão sofrendo alguma disfunção, portando algo que tenha tratamento. As disfunções muitas vezes são de origem psicológicas, advindas do estresse, da culpa, falta de intimidade com o próprio corpo, medo, vergonha, etc.

Dentre as disfunções sexuais, as mais comuns são:

- Disfunção do desejo: não há interesse em atividade sexual;

- Anorgasmia: dificuldade em atingir o orgasmo;

- Vaginismo: contração involuntária dos músculos vaginais, impedindo a penetração do pênis, dedos, etc;

- Dispareunia: dor durante a penetração;

- Disfunção erétil: condição em que o homem não consegue ter ou manter ereção suficiente para o ato da relação sexual;

- Ejaculação precoce: condição em que o se atinge o orgasmos antes do tempo desejado durante uma relação sexual;

 A Terapia da Sexualidade Humana dispõe de ferramentas para auxiliar nessas questões, com técnicas específicas. 

Curiosidade: Entre os benefícios do sexo estão a queima de 100 calorias por relação, ativação do metabolismo, alívio de tensões físicas e emocionais, melhora da circulação sanguínea, aperfeiçoamento da aptidão física, melhora da postura e da autoestima. Vale lembrar da importância do uso do preservativo para evitar transmissão de doenças e  gravidez indesejada.


Larissa H. Mamedes

Psicóloga e Terapeuta Sexual , CRP SEC 00055


 leia também

Eluise Dorileo
Domingo, 17 de dezembro de 2017
É tempo de gratidão
Estamos perto do Natal. Esse é um momento de gratidão por todo o ano que passou.
Wilson Alves da Silva
Quinta, 16 de novembro de 2017
O transporte alternativo pede socorro
O serviço de táxi-lotação, micro-ônibus foi instituído em Cuiabá pela Lei Municipal 2.758/1990 e começou a operar nas linhas de Cuiabá na gestão do ex-prefeito Frederico Campos.
Benedito Figueiredo Junior
Domingo, 14 de maio de 2017
Cirurgia plástica pós-gravidez
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aconselha de 6 meses a um ano para se pensar em realizá-las

+ ver todas os artigos
Eparre

 Candidatura firme


Taques tinha, no início, diversos opositores, mas, com o andar da carruagem, o número de competidores foi se reduzindo e, apesar do desgaste, o governador vai se candidatar à reeleição. Aos observadores mais atentos, no entanto, parece que a aproximação das eleições não mudou o jeito e o estilo do chefe do Paiaguás. Para alguns continua habitualmente azedo, para outros mal educado, mas, para alguns, sempre educado. É a definição que mais se arrisca.

 Educado


A depender, ainda, do interlocutor, Taques trata seus interlocutores de forma polida. Daí ao reconhecimento de que é uma pessoa "educada", certamente no sentido de bons modos. Há quem se diga do círculo mais próximo e que só sabe dizer que o governador é uma esfinge. A Esfinge é o exemplo de construção mais enigmática da história do Antigo Egito. Alguns historiadores não a caracterizam como necessariamente má. Por outro lado, há quem não entenda como boa.

 "Eleição, nascimento e garimpo só depois da apuração"


Garimpeiros mais antigos costumam definir a imprecisão dos resultados de uma frente de lavra depois que desmontam o barranco, peneiram o material, para, ao final do longo processo, concentrar todo o trabalho numa bateia. São instantes de ansiedade que levam o garimpeiro a aguardar o surgimento dos primeiros sinais do metal amarelo. Os giros finais e a sedimentação do ouro definem o "resumo da bateia". Daí o dito popular: sexo de uma criança, só depois de nascer (antes não existia ultrassom). Eleição, só depois de fechadas as urnas e contados os votos: "apuração". Daí a tríade que compõe o famoso adágio popular.

 Congestionamento para o Senado


Há, pelo menos, 7 candidaturas senatoriais. Haverá outras mais. Alguns balões de ensaio e outras pra valer. E o curioso é que todos os candidatos ao Senado buscam votos para segunda vaga. Corre o risco de "a segunda vaga" se transformar em primeira. Em outras palavras, resultado absolutamente lotérico no atual estágio. Jay(i)me, nem precisa dizer, parece reinar, por enquanto, sem grandes problemas em ser apresentado como o "primeiro" voto ao Senado.

 Denuncia "surpresa" contra Maggi


A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentou denúncia contra o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, Alencar Soares e Sérgio Ricardo. Trata-se, ainda, da transação envolvendo vaga para o Tribunal de Contas do Estado. A notícia causou uma certa estupefação na tarde de ontem (2), mas, "o mundo gira e a Lusitana roda".

Eparre

Sexta, 16 de fevereiro de 2018
K.W.
Estranha a edição. Essas agressões na Fecomercio não são gratuitas. Há muita sede de poder. Só pode.

Sexta, 15 de dezembro de 2017
Juvenal
Respondendo ao amigo.
Ficou para depois do carnaval..
Vai Brasillll!!!

Sexta, 08 de dezembro de 2017
Roberto Alves
Alguém acredita que a reforma da previdência sai em 2017?

Terça, 15 de agosto de 2017

Vocês estão todos no grampo. Se não for ilegalmente alguém da Justiça já deve ter determinado grampo em vocês. Ta todo mundo quietinho e aprovando prisão de qualquer jeito e vocês acham que prisão é pro cara ficar no bem bom?

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 HUMOR
Red Bull te dá asas! E não é que ele levou a sério.
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados